Por que minha cidadania italiana está demorando para chegar?

Todos que resolvem enfrentar a batalha para conseguir o reconhecimento de sua cidadania italiana, já são avisados que o processo demora.

Após a juntada das certidões (veja aqui como fazer) e várias etapas burocráticas, você finalmente chega na Itália e dá entrada em todo o processo do pedido do reconhecimento da cidadania italiana. Depois de analisado pelo Comune (a prefeitura da cidade),  seu pedido é enviado para o Consulado Italiano no Brasil e só resta aguardar a famosa Mancata di Non Rinuncia. É aí que o coração aperta e ninguém pode fazer nada além de esperar.

Por que demora tanto?

O Comune na Itália envia um pedido para o Consulado Italiano no Brasil, para verificar se o antepassado italiano do requerente, chegou a renunciar o direito da cidadania italiana. Como eles recebem centenas de pedidos, esse é o principal motivo da demora para emitir a Non Rinuncia.

Mas também temos que levar outros fatores em conta. Um deles – e não tão raro assim de ocorrer – é que pode acontecer do pedido ter se perdido. Todos os dias os consulados são abarrotados de documentos, papéis e e-mails. Vez ou outra, essa pilha de afazeres acaba fazendo com que um pedido ou outro seja perdido no meio do caminho. O fato em ter a Gobbi Consultoria cuidando do caso para você faz toda a diferença: estamos sempre de olho para saber se algum documento se perdeu entre um e-mail ou outro.

Outro motivo clássico de grande atraso no recebimento da Non Rinuncia, são os Comunes de cidades grandes. Já tratamos aqui no blog sobre o perigo de fazer o processo em cidades como Nápoles, Roma ou Milão. Nesses Comunes a fila do pedido é maior ainda, pois são grandes cidades-alvo para quem quer ter sua cidadania italiana. Mas infelizmente, o que muitos desavisados não sabem, é que por terem um fluxo muito grande de requerimentos, documentos também são perdidos, cartas e e-mails não são enviados e a espera por durar anos. Se você se encaixa nesse caso, entre em contato agora com a Gobbi Consultoria. Nós podemos cuidar da transferência do seu processo para algum dos Comunes onde trabalhamos e você não terá mais a dor de cabeça de não saber o que está acontecendo com os seus preciosos documentos.

O terceiro e último problema que vamos listar aqui é o Consultor escolhido. Se você escolhe uma pessoa que não é de confiança, você pode ser vítima de golpes ou até de documentos falsos.

Com a nossa experiência, conseguimos te dar um prazo preciso sobre quando a sua Non Rinuncia deve chegar. Estamos sempre verificando seus documentos. Quando a demora é muito longa, fazemos questão de ir novamente ao Comune e verificar o processo e nos certificar de que o Comune está enviando novos e-mails para o Consulado Italiano no Brasil, até que a Non Rinuncia chegue.

Por isso, não arrisque e escolha a Gobbi Consultoria!
Fique a vontade para tirar suas dúvidas no nosso site e entre em contato quando se decidir!

Comente

Comentário(s)