amp templates
Mobirise

Envio de pedidos Aire

Depois de adquirir o reconhecimento da sua cidadania italiana, por algum motivo, você não quer morar na Itália.
E aí, o que fazer?

Você é livre para morar onde quiser, desde que você avise o consulado italiano do país em que for morar. Justamente porque antes de dar entrada no seu processo você precisou fazer a sua residência na Itália. Para isso existe a AIRE – Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, ou Anagrafe dos italianos residentes no exterior.
O Anagrafe, se você está familiarizado com os documentos que compõem o processo de reconhecimento à cidadania, é um documento que atesta que você mora na Itália. Ou seja, a AIRE nada mais é que o aviso à Italia que o italiano em questão não mora mais no país.
A inscrição é gratuita e obrigatória se você vai morar efetivamente em outro país por um período de mais de 12 meses. E também se uma criança italiana é nascida no exterior. Vale lembrar também que atualizar a AIRE é um dever de um cidadão italiano. Dados como endereço, status civil, aviso de retorno à Itália ou perda da cidadania são os principais motivos.
E o processo é super simples! Basta solicitar um requerimento da AIRE na sua região, preenchê-lo e entregá-lo. Pronto, o consulado já está avisado de que este cidadão mora no exterior.