Desmistificando a Documentação Necessária para Cidadania Italiana

Não é raro um possível cliente chegar até a gente para pedir mais informações e então iniciar um volume enorme de perguntas em relação aos documentos. Normalmente a pessoa diz que já leu em outro lugar que os documentos para dar entrada no processo não são tão complexos assim. Ou até mesmo diz que entrou em contato com um ou outro consultor que não exigia certidões de inteiro teor.

Pra gente conseguir explicar o motivo de cada consultor precisar de um documento diferente, precisamos antes entender um pouco das regras para o reconhecimento da cidadania italiana. Segundo a lei, se você tem um antepassado italiano, então por direito de sangue, você também é um cidadão italiano. E para tal, deve-se comprovar o fato.

Para comprovar que somos netos, bisnetos ou até tataranetos de italianos, precisamos reunir todos os documentos desde nosso ancestral italiano mais recente, formando uma linha de sua árvore genelógica, chegando até você. Ou seja, desde que seja legítimo, a pessoa deve ter todos os documentos existentes de nascimento, casamento e óbito dessa linha.

Porém, num passado não muito distante, a quantidade de fraude de documentos começou a crescer de uma maneira tão grande, que o governo italiano começou a alertar os comunes sobre esses documentos falsos. A orientação dada ao comune foi a seguinte: confira todos os documentos. Caso você desconfie da legitimidade, entre em contato com os consulados responsáveis. Se ainda assim a sua dúvida existir, exija mais documentos.

E foi a partir daí que cada comune começou a inventar e implantar novas maneiras de trabalho que pudesse ser anti-fraude e evitar que brasileiros que não possuem esse direito, consigam o passaporte vermelho com seus documentos falsos.

Se você está juntando seus documentos para o reconhecimento da sua cidadania italiana, sempre pergunte ao seu consultor quais os documentos que os comunes que ele trabalha exigem. Caso você queira vir sozinho dar entrada em seu processo, não deixe de entrar em contato com o comune que você irá morar, para se informar quais os documentos e como devem ser os documentos.

Em nosso caso, se você tiver todos os documentos em inteiro teor (com nascimento, casamento e óbito), sua cidadania italiana é garantida junto dos comunes que trabalhamos. E se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco. Temos mais de 6 anos de mercado e muitos clientes mais que satisfeitos.

Comente

Comentário(s)