Convenção de Haia

Dia 14 de Agosto de 2016 o Brasil adotou  oficialmente a Apostila da Convenção de Haia. Mas o que isso significa?

A Convenção de Haia, criada em  1661, é um acordo assinado por 111 países, incluindo a Itália e Brasil e visa facilitar a validação de documento entre esses países através de um documento comum  chamado Apostila. Assim, os brasileiros que querem reconhecer seus documentos expedidos em território tupiniquim não precisarão mais traduzir,  juramentar, reconhecer firmas ou autenticar toda a papelada no Ministério das Relações Exteriores. Todo esse processo será feito através da Apostila.

Mas e como funciona a Apostila?
Agora, o cidadão brasileiro precisará procurar um cartório comum e requerir a Apostila para os documentos que necessita, como por exemplo, as certidões de nascimento, casamento e óbito de seus pais, avós e outros documentos brasileiros pertinentes à cidadania italiana.

A princípio, a Apostila será expedida apenas em cartórios das capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Já na cidade de São Paulo, espera-se que valor do documento seja de R$93,73 que, quando comparado com os valores de traduções e reconhecimento, é um valor bem mais baixo do que o atual.

Porém, isso não significa que quem já passou por toda a burocracia relacionada aos documentos brasileiros precisará migrar para o novo sistema da Convenção de Haia. Até segunda ordem, os comuni italianos continuam fazendo o mesmo trabalho de sempre.
Nós da Gobbi estaremos em cima das atualizações da Convenção de Haia e já estamos prontos para receber os clientes que queiram iniciar o processo nessa nova forma e claro, aqueles que ainda estão com os documentos traduzidos, juramentados e reconhecidos.
Não deixe de entrar em contato conosco e corra atrás desse sonho chamado cidadania italiana!

Comente

Comentário(s)