Dupla Cidadania: O Processo

A maioria dos brasileiros sonham em obter a dupla cidadania, mas depois de ter estudado tudo sobre o assunto e ter todos os documentos em mãos, vem a pergunta: E agora, o que eu faço?

Os próximos passos até parecem fáceis quando se lê, mas na prática tudo fica bem mais complicado. Alugar um imóvel na Itália é um processo quase que impossível quando se mora no Brasil, e todas as burocracias dos comunes podem trazer mais dor de cabeça do que felicidade. Então a melhor solução é encontrar um bom consultor na Itália para te auxiliar nesse processo. E foi assim que a Gobbi Consultoria nasceu: depois de auxiliar muitos amigos, o que era ajuda se tornou um trabalho. E hoje, após anos de casos de sucesso, a Gobbi consultoria é a melhor escolha pra quem necessita de assistência para obter a tão sonhada dupla cidadania.

  • A cidadania italiana se passa de pais para filhos, portanto todas as pessoas que têm descendência italiana, independente do grau e sem limite de geração, têm o direito a ela. Porém nem tudo é tão simples como parece.

    O seu direito à cidadania se dá pelo seu parente mais próximo. Portanto se seu parente mais próximo for uma mulher nascida após 1948 ou um homem (independente da data de nascimento), ótimo! Reúna todos os documentos necessários (veja o tópico abaixo) e venha para a Itália fazer sua cidadania.

    Se na sua árvore genealógica conter uma mulher nascida antes de 1948, os filhos dessa mulher não poderão ter nascido antes do ano acima. Portanto, se os filhos dessa mulher nasceram depois de 1948 a pessoa faz jus à cidadania ius sanguinis via administrativa.

     

  • Para obter a cidadania italiana você deve provar que existe um italiano em sua árvore genealógica. Portanto, você deve buscar todos os documentos que comprovem os nascimentos, casamentos e óbitos de seus antepassados até chegar a você. Lembrando que você também deve provar que seu parente italiano mais próximo não era naturalizado brasileiro.

    Vamos exemplificar:

    Suponhamos que seu parente italiano mais próximo (aquele um que saiu da Itália para viver no Brasil) seja seu tataravô. Os documentos que você vai precisar para comprovar o seu direito à cidadania italiana são:

    Tataravô:
    Certidão de Nascimento (Em Italiano)
    Certidão Negativa de Naturalização
    Certidão de Casamento
    Certidão de Óbito

    Bisavô:
    Certidão de Nascimento
    Certidão de Casamento (se casado)
    Certidão de Óbito (se falecido)

    Avô:
    Certidão de Nascimento
    Certidão de Casamento (se casado)
    Certidão de Óbito (se falecido)

    Pai ou Mãe:
    Certidão de Nascimento
    Certidão de Casamento (se casado)
    Certidão de Óbito (se falecido/a)

    Você:
    Certidão de Nascimento
    Certidão de Casamento (se casado)

    Vale lembrar que a Itália entende cada certidão como única e individual. No Brasil os cartórios têm o serviço de “averbação”, onde eles incluem em uma única certidão todos os dados de nascimento, casamento, divórcio e óbito. Essas “averbações” não têm validade na Itália, portando o ideal é que você tenha todas as certidões separadamente. As certidões devem ser de inteiro teor, digitadas e com firma do tabelião reconhecida.

    E para que não restem dúvidas, todos os documentos devem ser originais. Você pode solicitá-los a qualquer momento no cartório em que foi emitida a certidão de casamento, nascimento ou óbito de qualquer membro de sua família.

  • Legalizar implica em atestar, certificar a verdade de uma assinatura, de um ato; autenticar.

    Como o Brasil faz agora parte da convenção de Haia, a legalização de seus documentos requer a tradução juramentada e o apostilamento. O apostilamento vem sendo realizado por enquanto somente nos cartórios autorizados sediados nas capitais brasileiras.

  • O processo de reconhecimento de sua cidadania é lento. Pode levar de dois a seis meses. Esse tempo de espera depende de vários fatores: a analise dos seus documentos; o modo como você chega à Itália; o tempo para atestar a sua residência; o tempo de resposta do Consulado Italiano no Brasil; ou qualquer outro obstáculo que você possa ter como o período de férias na Itália, eleições municipais, entre outros.

    Para evitar atrasos, antes de receber qualquer processo, a Gobbi Consultoria sempre garante que seus clientes terão sucesso total em seu processo na Itália. Todos os seus documentos são checados e você obterá todas as informações necessárias que precisar para que tudo ocorra perfeitamente e de maneira mais breve possível.

    Lembre-se que o Processo de Reconhecimento é apenas a fase final, quando você já tem todos os seus documentos em mãos.

  • Para obter sua cidadania italiana, tudo começa muito antes de você colocar os pés na Itália. Aliás, o sucesso do seu processo depende principalmente desses primeiros passos.

    A primeira coisa que você deve fazer é conseguir juntar todos os documentos que você precisa. Para saber quais é, leia mais na área de Documentos.

    Estando com todos os documentos em mãos, você precisa validá-los no Itamaraty. O órgão em São Paulo tem o nome de ERESP.

    Por que validar junto ao Itamaraty?

    Este órgão é o responsável por verificar se os seus documentos são originais ou não. Todos os documentos originais levam um carimbo. É a partir desse carimbo que o consulado geral irá legalizar o seu documento.

    Depois ou durante da validação junto ao órgão competente do Itamaraty em sua cidade, você deve buscar um tradutor juramentado para traduzir todos os seus documento para o italiano. Você pode encontrar uma lista de tradutores junto ao Consulado Italiano responsável por sua região.

    Lembrando que os documentos que deverão ser carimbados pelo órgão responsável do Itamaraty, são os documentos originais em português. Em hipótese alguma são aceitas cópias, mesmo que autenticadas.

    Depois de ter seus documentos traduzidos e certificados pelo Itamaraty, você deve encaminhá-los ao Consulado Geral da Itália. É importante você saber que existe uma fila (normalmente imensa) para essa legalização. Então o ideal é você se cadastrar junto ao consulado antes de iniciar o seu processo. Dependendo do tempo de espera para a legalização dos seus documentos, você terá tempo o suficiente para realizar os outros passos.

    Tendo seus documentos legalizados você só precisa contatar a Gobbi Consultoria e vir para a Itália realizar o seu processo de reconhecimento de cidadania.

  • Você já leu tudo sobre o passo a passo pré-Itália. Já tem todos os seus documentos legalizados para obter a sua tão almejada cidadania italiana. Você até já entrou em contato com a Gobbi Consultoria, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como funciona o processo aqui na Itália. Então vamos lá:

    A sua primeira dúvida certamente deve ser por que você tem que vir até a Itália para fazer esse procedimento: na verdade, a solicitação do reconhecimento de sua cidadania italiana pode ser feita em qualquer consulado italiano no mundo, porém (além de ser até muito mais demorado, pois em alguns consulados essa fila de espera pode chegar a dez anos), os consulados têm a opção de parar temporariamente de emitir os reconhecimentos de cidadania italiana, ou seja, além de lento, é muito mais inseguro.

    Agora que você já sabe que o melhor é mesmo vir para a Itália.

    Sem perder muito tempo, logo no dia seguinte já daremos início ao seu processo. Afinal quanto mais ágil, melhor é para todos!

    Antes de iniciar o pedido de reconhecimento da sua cidadania italiana, vamos ao Comune dar entrada em sua residência. Vale lembrar que sua residência pode demorar para ser atestada, mas com nossa experiência e nossa ótima relação com nossos Comunes, garantimos que sua residência sairá em pouquíssimos dias, agilizando assim o seu processo.

    Com sua residência atestada é hora de dar entrada no seu pedido de cidadania. Esse processo também é feito junto ao Comune, mas você não precisa se preocupar com nada! A Gobbi Consultoria faz toda a parte burocrática pra você. Dessa maneira nós garantimos uma boa comunicação com o Comune e o envio rápido do seu processo para o Consulado Italiano no Brasil.

    Depois que seu processo vai para o Brasil, devemos esperar a chegada da sua “Mancata di Non Rinuncia”. É a carta que o Consulado Geral da Itália no Brasil envia ao Comune atestando que nenhum dos seus ascendentes renunciou o direito da cidadania italiana.

    Após esta carta o comune seguira com a transcrições dos atos de nascimento.

    E entao enviaremos a voce a sua certidao italiana! Com a chegada dessa carta, você pode comemorar bastante, pois já é um cidadão italiano!

  • Se seu cônjuge tiver o direito sanguíneo, sim, ele tem. Agora, se você já for um cidadão italiano, ele terá direito a um visto que o dará todos os direitos de viver e trabalhar em qualquer país da Comunidade Europeia.

    Esse processo é demorado e pode levar até 2 anos e meio para ser realizado. A agilidade em sair a cidadania do seu cônjuge depende dos fatores do casamento: tempo de casado ou se possui filhos. Quanto maior o tempo de casados e se o casal tiver filhos, mais rápido será o processo. 

    Em casamentos realizados antes de 1983, o homem italiano passa a cidadania para a mulher automaticamente, pode ser feito aqui conosco, mas o contrário não acontece. A mulher não passa a cidadania ao homem automaticamente.

    Caso você não more na Itália, você só poderá solicitar a cidadania do seu cônjuge após 3 anos morando no mesmo país. Isso pode ser feito junto ao consulado italiano da sua região. 

  • Em todos os casos onde o direito pela cidadania italiana vem de uma mulher nascida antes de 1948 e cujos filhos(as) também tenham nascido antes deste ano, é necessário entrar com um processo jurídico e nós também oferecemos este tipo de serviço. A Gobbi Consultoria conta com uma equipe de advogados especializados para entrar com seu processo judicial de reconhecimento de sua cidadania via materna na Itália.

    Para o reconhecimento da cidadania italiana via materna, não é necessário vir até a Itália. O processo leva em média de 2 a 3 anos, pois seguirá como um processo judicial no Tribunal de Roma. É um processo mais oneroso, pois você deverá arcar com os custos do processo e os honorários advocatícios.

  • A Gobbi Consultoria tem um dos melhores preços do mercado em relação à qualidade do serviço, agilidade e atendimento que você terá! Entre em contato agora, preencha todos os dados do formulário e você receberá seu orçamento no e-mail informado.

  • De todo o processo, a residência é a parte mais difícil, mas nossa equipe tem experiência em efetuar este procedimento burocrático.

    Com a Gobbi Consultoria você não precisa se preocupar. Assim que você optar por iniciar seu processo conosco, você já pode reservar por conta própria um hotel, Bed and Breakfast, albergue ou casa na cidade de Catania e nós cuidaremos de todo o resto. Se surgir alguma dúvida sobre a região, basta entrar em contato novamente que responderemos o mais breve possível.

  • De todo o processo, a residência é a parte mais difícil, mas nossa equipe tem experiência em efetuar este procedimento burocrático.

    Com a Gobbi Consultoria você não precisa se preocupar. Assim que você optar por iniciar seu processo conosco, você já pode reservar por conta própria um hotel, Bed and Breakfast, albergue ou casa na cidade de Catania e nós cuidaremos de todo o resto. Se surgir alguma dúvida sobre a região, basta entrar em contato novamente que responderemos o mais breve possível.

  • A Gobbi Consultoria trata cada um de seus clientes como únicos e especiais. Conosco você tem a hospitalidade e familiaridade em nossos serviços. Estaremos sempre ao seu lado durante todo o seu processo e estaremos em pronto atendimento, caso você necessite de algum auxílio ou tenha alguma dúvida. Além disso, sempre que você precisar de algum serviço extra, como a locação de um automóvel ou, ao fim do processo, auxílio na obtenção de seu passaporte ou carteira de identidade italiana, nossa equipe estará disposta a te atender.

    Em momento algum deixamos nossos clientes sem auxílio, afinal, melhor do que ter clientes é saber que todos deixam a Calábria com uma satisfação enorme em relação aos nossos serviços. Uma boa parte de nossos clientes vem através de indicações de clientes mais que satisfeitos. E não existe propaganda melhor do que um cliente realizado.

Comente

Comentário(s)