Carnaval Pela Itália

O mês de fevereiro é famoso por trazer uma das festas mais queridas no Brasil e na Itália: o Carnaval. E para comemorar esse mês, trazemos aqui alguns dos carnavais mais populares da Itália, que possuem suas próprias características.

Do norte ao sul da bota, vamos começar pelo mais famoso:

O Carnaval de Veneza

Frank Kovalchek

CC, Frank Kovalchek

Uma das cidades mais românticas do mundo, Veneza também abriga um dos mais belos carnavais.
O primeiro carnaval de Veneza data de 1296 e as suas famosas máscaras sempre foram também simbolizadas para esconder a classe social das pessoas que ali festejavam. Independentemente de sua classe, o motivo era o mesmo.
Os eventos acontecem tanto nas praças à céu aberto e também dentro de palácios, o que traz ainda mais o sentimento de voltar algumas centenas de anos no passado. Dentre esses eventos, existe um em especial: O Vôo do Anjo (Volo dell’Angelo) – Um espetáculo a céu aberto que vêm acontecendo desde 1500.

O Carnaval de Putignano

carnevalediputignano.com

carnevalediputignano.com

O que seria de uma bela bota sem um salto, não é mesmo? É no salto da bota, que fica a região de Apúlia (Puglia). Cercada por dois mares – o Mar Jônico e o Mar Adriático -, também recebe muitos carnavais nessa época. O mais famoso deles é o de Putignano.
A cidade de Putignano começa seu carnaval antes mesmo do Brasil, dia 26 de dezembro! A primeira edição desse carnaval foi em 1394, em comemoração da chegada das relíquias de São Estevão na cidade.
Se você deseja visitar esse carnaval, fique atento à programação, pois mesmo sendo um carnaval longo, não é todo dia que ocorrem as passeatas.

O Carnaval das Laranjas de Ivrea

Foto: M. Gjivovich

Foto: M. Gjivovich


Muito conhecido, essa festa traz uma história de sangue e ao mesmo tempo de diversão.


O espetáculo principal acontece desde 1808: carruagens trazem uma média de 500 toneladas de laranjas. Foleões protegidos com roupas especiais desfilam nessas carruagens representando a tirania das tropas napoleônicas e lançando laranjas nos pedestres, que representam o povo, que devolvem na mesma moeda.

O Carnaval Mais Doce do Mundo

fanoO carnaval de Fano começou na era medieval e é, literalmente, o carnaval mais doce do mundo.
Enquanto o carnaval de Ivrea é conhecido pelas laranjas, as estrelas do carnaval de Fano são chocolates, balas e caramelos. Além desse banho de doçura, também faz parte dessa festa os carros alegóricos e músicos que tocam instrumentos únicos feitos com diferentes materiais.
O que trazer para esse carnaval? Um grande guarda-chuvas para usá-lo de ponta-cabeça e capturar doces voadores.

O Carnaval do Rio na Itália

cento_carnevaleApesar de ser outra festa com centenas de anos, esse carnaval na cidade de Cento, província de Ferrara, ficou famoso no início da década de 90 por se tornar parceiro do carnaval do Rio de Janeiro, inclusive adotando sua fórmula: carros alegóricos desfilam pela cidade com celebridades e no último domingo é anunciada a sociedade carnavalesca vencedora.
Não raramente são jogados pelúcias e brinquedos infláveis para os espectadores e, de vez em quando, os patrocinadores guardam um domingo para mostrar uma coreografia incrível.

O Carnaval de Viareggio

vilareggioLocalizado na região da Toscana, esse é com certeza um dos maiores carnavais do mundo.

Hoje, milhares de pessoas frequentam hoje a festa que antigamente era só para a burguesia indignada com os altos impostos da época.
Esse espetáculo também utiliza carros alegóricos com movimentos e grande tecnologia para trazer uma experiência incrível para os visitantes que esperam ver a arte italiana em movimento. De dia, os veglioni colorati dançam belamente uniformizados com um específico padrão de cores.

O Carnaval Mais Belo da Sicília

Foto: Francesco Cavallaro

Foto: Francesco Cavallaro

Esse evento também já foi famoso por lançar comidas, mas felizmente o lançamento de ovos podres e frutas cítricas foi proibido.
Hoje, o carnaval de Acireale conta com música, atos medievais, carruagens belíssimas e é claro, maravilhosos carros alegóricos. O evento é tão querido que é repetido em agosto, aproveitando as lindas noites de verão.

E se você adorou a ideia de passar um carnaval na Itália, agende conosco seu processo de cidadania italiana para a mesma época. Porque mágico mesmo vai ser entrar na Itália brasileiro e sair um legítimo italiano.

Comente

Comentário(s)